top of page
Gemini_Generated_Image_db67qadb67qadb67.png
cor 01

O SEBS, nasceu do desejo de tornar o planejamento urbano mais acessível, educativo e conectado à comunidade. A inspiração veio do Block by Block, programa internacional da ONU-Habitat que utiliza o Minecraft como ferramenta de transformação urbana.
Ao conhecer o projeto, Barcellos Mesquita identificou o potencial da gamificação para engajar pessoas de diferentes idades e realidades, mas também percebeu que seria possível adaptar a ideia à realidade brasileira, tornando-a mais acessível, inclusiva e sustentável.

Assim surgiu o SEBS: uma iniciativa independente, criada para unir tecnologia, sustentabilidade e participação cidadã com oficinas práticas, que convidam a população a imaginar e construir versões digitais de seus próprios espaços urbanos. O projeto se diferencia por seu formato colaborativo e de baixo custo, voltado à educação ambiental, inclusão social e à valorização da juventude como agente de transformação.

Em 2025, o SEBs foi reconhecido pela ONU-Habitat como parte do Circuito Urbano 2025, evento que reúne iniciativas inovadoras comprometidas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente o ODS 11: Cidades e Comunidades Sustentáveis. Mais do que uma ação, o SEBs representa um novo olhar sobre as cidades, um movimento que acredita no poder da criatividade coletiva para transformar o presente, e construir um futuro urbano mais verde, participativo e inteligente.

Cópia de background iterra.png

Por que o SEBS é diferente?

Gemini_Generated_Image_xjhy36xjhy36xjhy.png

1

Acessibilidade

Foi desenvolvido para ter baixo custo de implementação e poder ser replicado em qualquer cidade, independentemente do tamanho ou da infraestrutura local. A proposta é mostrar que inovação e sustentabilidade podem ser democráticas, cabendo na realidade de cada comunidade.

2

Educativo

Mais do que um evento, o SEBS é uma ferramenta de aprendizado vivo. Ele estimula a curiosidade, a criatividade e o pensamento crítico, tornando a educação ambiental e cidadã acessível e prática. Jovens e adultos aprendem na prática como construir soluções para o futuro das cidades.

3

Inclusivo

O projeto nasce com o compromisso de representar e acolher todas as pessoas. Com acessibilidade digital e física, o SEBS garante que PcDs, jovens, idosos e diferentes grupos sociais possam participar ativamente, valorizando a pluralidade como parte essencial da transformação urbana.

4

Transformador

É um espaço para construir juntos. Ele conecta escolas, universidades, empresas, ONGs e poder público, formando uma rede de colaboração que transforma ideias em ações concretas. Aqui, cada voz importa e cada contribuição faz diferença.

cor 01

Conheça nossa equipe!

Cópia de background iterra.png

ⓒ 2025 ALL RIGHTS RESERVED

bottom of page